Uma das maneiras mais eficazes de funcionamento da Lei da Oferta e Procura, característica essencial do Modo de Produção Capitalista vigente atualmente, é o incentivo/estímulo ao consumo desenfreado e mesmo alienado dos diversos produtos disponíveis no mercado. A propaganda ou uso de recursos de convencimento, referenciados como a "alma do negócio", intensamente propagados por meio da televisão, internet e mídias diversas, são as formas mais fáceis e "estratégicas" do capital atingir seu pleno funcionamento. Pensando na propaganda como "maneira inteligente de persuasão", foi proposto aos alunos do 8ª Série a criação de "produtos persuasivos" com o fim de convencer no que tange a diminuição do consumo de mercadorias fúteis, uso consciente do que se compra e alertar quanto ao consumo controlado de diversos recursos tecnológicos, redes sociais e internet.
Segue acima o resultado da proposta, que utilizou-se dos seguintes recursos:
*Exposição-dialogada acerca da relação Capitalismo, Globalização e Consumo, por meio de vídeos, e debates;
*Imagens impressas de charges e logos das redes sociais;
*Caixas de remédio reutilizadas;
*Canetinhas Coloridas;
*Cola;
*Tesouras;
*Folhas A4.
Eis os antídotos AntiConsumo!!!!
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