quarta-feira, 8 de junho de 2016

Formas Geométricas, mapa mundi para montagem em papel e importância da Geografia


            Para iniciar um novo período letivo "avaliando/sondando" o desempenho dos alunos no que concerne ao ano/série anteriores quanto ao que aprenderam, motivar os mesmos quanto aos novos conteúdos que virão a ser apreendidos e garantir que se interessem pelos objetivos, conceito e objeto de estudo da Ciência Geográfica...no primeiro dia de aula em todas as turmas do Ensino Médio foi lançada a proposta de montagem do mapa mundi com diferentes formas geométricas (cubo e triangulo especialmente)...individualmente cada aluno montara o seu, e em seguida exibindo este a turma na forma de apresentação oral deveriam responder a três perguntas envolvendo a Geografia, sendo "O que a Geografia  estuda?", "O que você sabe sobre a Geografia" e "O que você pretender aprender em Geografia?".

AS DEVOLUTIVAS DESSA ATIVIDADE FORAM INCRIVELMENTE REVIGORADORAS PRA MIM!!! Meus queridos alunos sabem mais Geografia do que imagino!!!

Obs.: Acima da foto de uma das turmas que realizei a atividade, segue um dos modelos dos mapa mundi em figuras geométricas.



Rap acerca do Cyberbullying


          No intuito de ocasionar mais reflexões oportunas no que tange aos perigos e a importância de não se praticar o denominado Cyberbullying (Bullying Virtual), foi proposto aos alunos da 8ª série da Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho, a produção de uma das grandes potencialidades desses alunos, o RAP. Acima vemos a apresentação de culminância dentro do projeto interdisciplinar desenvolvido com essa temática. Vale a pena conferir!!!!!!!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Mapa Mundi + Marcas do Mundo Globalizado







         Com o objetivo de relacionar o uso de marcas mundiais e nacionais conhecidas, globalização e localização geográfica a proposta foi lançada... eis o passo a passo:

1-Os alunos inicialmente recortaram as logos das empresas previamente selecionadas pela professora (marcas comumente usada por pelos alunos);

2-Depois de recortadas caminharam até o quadro magnético afim de consultar (realizar leitura) os países de origem de cada empresa (Multinacional, Transnacional ou Empresa Nacional);

3-Colocaram as logos recortadas num primeiro momento em volta do Mapa Mundi também impresso;

4-Por fim, com uso do lápis/caneta fizeram um percurso escrito (por meio de linha) ligando a logo da empresa a seu país de origem.

Pronto...eis um uso interessante do mapa mundi, imagens (logos diversas) e relação com o mundo globalizado!!!








quarta-feira, 18 de maio de 2016

Oficina de "Poesias Ambientais"



           Falar da Importância do Meio Ambiente mesmo para quem vive cercado de elementos naturais como o são os alunos do Distrito de Anauerapucu (Zona Rural do Município de Santana-AP),não é uma tarefa árdua ou simples... porque além do mínimo senso de pertencimento ao lugar que muitos desses atores sociais apresentam, ainda existem as entraves do "clichê" que se tornou falar de Preservação da Natureza. Os vídeos acima mostram um pouco dos resultados da Oficina de "Poesia Ambiental", realizada durante a execução de projeto interdisciplinar da Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho com a temática Meio Ambiente e Sustentabilidade. Por que não falar de natureza ao ar livre, permitindo-se inspirar, envolver e concebê-la como responsabilidade individual e coletiva?


Antídoto Anticonsumo! Uma proposta para se trabalhar a relação Capitalismo, Globalização e Consumo Consciente.




          Uma das maneiras mais eficazes de funcionamento da Lei da Oferta e Procura, característica essencial do Modo de Produção Capitalista vigente atualmente, é o incentivo/estímulo ao consumo desenfreado e mesmo alienado dos diversos produtos disponíveis no mercado. A propaganda ou uso de recursos de convencimento, referenciados como a "alma do negócio", intensamente propagados por meio da televisão, internet e mídias diversas, são as formas mais fáceis e "estratégicas" do capital atingir seu pleno funcionamento. Pensando na propaganda como "maneira inteligente de persuasão", foi proposto aos alunos do 8ª Série a criação de "produtos persuasivos" com o fim de convencer no que tange a diminuição do consumo de mercadorias fúteis, uso consciente do que se compra e alertar quanto ao consumo controlado de diversos recursos tecnológicos, redes sociais e internet. 
          Segue acima o resultado da proposta, que utilizou-se dos seguintes recursos:
  *Exposição-dialogada acerca da relação Capitalismo, Globalização e Consumo, por meio de vídeos, e debates;
   *Imagens impressas de charges e logos das redes sociais;
   *Caixas de remédio reutilizadas;
   *Canetinhas Coloridas;
   *Cola;
   *Tesouras;
   *Folhas A4.

Eis os antídotos AntiConsumo!!!!


sábado, 14 de maio de 2016

Mapas e o uso de Quebra-cabeça

       Quem disse que não se pode explorar além da interpretação dos mapas, a concentração e interesse dos alunos na aula de Geografia?. Acima quebra-cabeça com o tema "Regionalização do Continente Americano"...divididos em equipes, os alunos montaram os mapas correspondentes as Regionalizações Física, Histórico-Cultural e Econômica da América. O processo de confecção desse material é bem simples, basta carregar no site http://www.efeitoespecial.com.br/efeito-especial/quebra-cabeca.php uma foto com o mapa de interesse e imprimir em papel canson, distribuir os quebra-cabeças para que os alunos recortem e em seguida os montem, trocando informações acerca da temática trabalhada.

Fases da Industrialização Brasileira e o Uso de Maquetes





           Afim de ilustrar de maneira mais "realista" o conteúdo denominado Fases da Industrialização Brasileira, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio (turma:2015) produziram maquetes e realizaram apresentações esclarecedoras na I Mostra Pedagógica da Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho.