domingo, 8 de abril de 2018

(Re)Construindo Percepções: uma proposta de atividade relacionando desenho, conhecimentos prévios dos alunos e categorias de Análise Geográfica.





Proposta da Atividade: Instigar aos alunos á representação de suas percepções, no que se refere ás categorias de análise geográfica:  Lugar, Território, Paisagem Região, utilizando como ferramentas/recursos a elaboração de desenho individual, construção de conceitos de maneira escrita e apresentação oral;


Objetivos:
*Realizar uma espécie de "tempestade de ideias" acerca do assunto que ainda será desenvolvido, usando como recursos a elaboração de desenho individual, construção de conceitos de maneira escrita e apresentação oral, no que se refere ás categorias de análise geográfica;
*Relembrar conceitos já trabalhados nas séries(anos) anteriores, reafirmando-os e aprofundando-os;
*Despertar o senso crítico dos alunos, conferindo-lhes autonomia na construção do conhecimento.

Materiais Necessários:
*Lápis;
*Folhas de papel A4, coloridas (4 cores diferentes).

Passo-a-passo
*Distribuir para cada um dos alunos as folhas de papel A4 coloridas. Lembrando que estas devem conter 4 cores diferentes (eu utilizei as cores azul, amarela, verde e rosa);
*Solicitar aos alunos, os seguintes pedidos:
-Desenhar uma cruz no centro da folha, dividindo-a em quatro espaços/partes;
-Escrever em cada um dos espaços, no canto de cada um deles, as seguintes palavras: Lugar, Território, Paisagem e Região;
-Marcar um tempo de 20min. para que os alunos considerando suas percepções e conhecimentos, preencham por meio de desenho, cada espaço da folha... sobre o que entenda ser Lugar, Território, Paisagem e Região;
Logo após, a atividade individual:
*Dividir a turma em 4 equipes, conforme a cor, e estas realizarão os seguintes comandos:
*Construção de conceitos de maneira escrita, sobre a categoria de análise selecionada/indicada pela professora, sendo que estes conceitos deverão ser manuscritos em apenas uma folha;
*Por fim, os mesmos lerão os conceitos escritos e apresentarão os desenhos correspondentes.

Categorias de Análise, conforme a cor:
Equipe com a Folha de cor AZUL: escreverá e apresentará apenas os conceitos e desenhos relacionados a categoria de análise LUGAR.
Equipe com a Folha de cor AMARELA: escreverá e apresentará apenas os conceitos e desenhos relacionados a categoria de análise PAISAGEM.
Equipe com a Folha de cor VERDE: escreverá e apresentará apenas os conceitos e desenhos relacionados a categoria de análise TERRITÓRIO.
Equipe com a Folha de cor ROSA: escreverá e apresentará apenas os conceitos e desenhos relacionados a categoria de análise REGIÃO.

Após o término do trabalho, o ideal é que o(a) professor(a) aproveite os conceitos construídos pelos alunos e teça sua exposição-dialogada sobre o conteúdo.

Obs.: Obtive excelentes resultados.
A atividade fora realizada uma turma de 1º Ano do Ensino Médio.

Seguem um pouco dos resultados da proposta:
*Representando percepções individuais





*Trabalhando em Grupo:




*Construção de conceitos




*Apresentação dos resultados:






quarta-feira, 5 de outubro de 2016

"Cidades de Papel" + Estudo sobre o Processo de Urbanização


Proposta da atividade: Produção de Maquetes de Papel 

Objetivos: -Refletir sobre Processo de Urbanização (conceito e características);
-Reconhecer as diferenças entre Campo e da Cidade;
-Identificar elementos, processos, fluxos e estruturas que compõem as cidades.

Materiais Necessários: 
-Moldes prontos - paper toy cidade;
-Folhas de papel cartão;
-Lápis-de-cor;
-Tinta-Guache;
-Pinceis de Pelo;
-Colas de isopor;
-Impressões.

Passo-a-passo:

-Exposição-dialogada sobre o Processo de Urbanização utilizando vídeo, música "As cidades se transformam" e quadro magnético;
-Produção inicial da maquete deverá ser feita em sala com as orientações devidas.
-Os alunos deverão apresentar além da "Cidade de Papel" o seguinte roteiro, no formato de Seminário:
*Cumprimento (Boa Tarde);
*Elementos e materiais usados na confecção da maquete, além daqueles que foram disponibilizados pela professora;
*Urbanização: conceito e características;
*Fatores Atrativos e repulsivos do processo de Urbanização.


Making Off - Preparação inicial das maquetes





Apresentações e Maquetes Prontas





Site disponível para pesquisa de moldes das estruturas (prédios, casas e ruas)que compõem uma cidade: 

*http://www.parents-choice.org/article.cfm?art_id=254.


quarta-feira, 21 de setembro de 2016

O "Made in" + Processo de Globalização


Objetivo: relacionar o cotidiano (o uso de produtos) ao professo de Globalização.

Materiais necessários: 
*Fita Adesiva colorida (diversas cores);
*Mapa Mundi;
*Produtos diversos com identificação do local de fabricação ("Made In").

Passo a passo:
*Exposição dialogada do conteúdo com auxílio de vídeos e quadro magnético;
*Pedir para que os alunos identifiquem em embalagens pré-selecionadas, seus países de origem;
*Encontrar estes países no mapa mundi;
*Colar fita adesiva em cima do Brasil e levá-la até os países identificados na embalagem quanto a fabricação;
*Colocar em cima da fita adesiva do país de origem o objeto produzido.

Atividade desenvolvendo-se...




Reforçando que entende-se por Globalização a "Supressão Espaço-Tempo".


sexta-feira, 26 de agosto de 2016

A Revolução Técnico-Científica-Informacional e os Robôs Recicláveis


MAKING OFF (CONFECÇÃO DOS ROBÔS RECICLÁVEIS EM SALA DE AULA)

A ideia nesse primeiro momento logo após a exposição-dialogada do conteúdo com auxílio de documentário (Mundo Inteligente - Discovery Channel), leitura de texto-base e utilização de quadro branco para explanação... foi o despertar e a orientação inicial quando da produção dos robôs. Dessa maneira, os alunos motivaram-se e de maneira unanime decidiram confeccionar materiais melhores.rsrs





RESULTADOS DA PRODUÇÃO

COM VOCÊS... OS CRIATIVOS ROBÔS RECICLÁVEIS DOS MEUS QUERIDOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO!!!!!!!!! ENCANTADA!







UM POUCO DAS APRESENTAÇÕES...




Objetivos da ATIVIDADE REALIZADA
*Relacionar a denominada Revolução Técnico-científica-informacional a um dos principais avanços tecnológicos da atualidade, ROBÔS/ROBÓTICA;
*Feed-back do vídeo "Mundo Inteligente(Discovery Channel);
*Estímulo á criatividade e motivação dos alunos frente ao conteúdo estudado;
*Ludicidade no Ensino de Geografia;
*Reutilização de materiais "sem uso".

MATERIAIS UTILIZADOS:
*Todos os tipos de materiais "sem uso", disponíveis em casa (tampas de garrafas, fichas, papeis, restos de eletrodomésticos/eletroeletrônicos, embalagens de alimentos, caixas de sapatos e remédios, botões, fitas coloridas, copos de iogurte etc.);
*Tesouras;
*Cola-quente, super-bonde ou fita adesiva (crepe, de preferência).

PASSO-A-PASSO
*Aula expositiva-dialogada acerca do conteúdo com auxílio de documentários, texto-complementar, exercício escrito e quadro magnético;
*Divisão das equipes;
*Exibição de imagens de robôs já confeccionadas para inspiração dos alunos;
*Pré-confecção dos prováveis produtos em sala de aula e estudo do conteúdo;
*Apresentação oral dos produtos e do conteúdo estudado, considerando o roteiro abaixo:
-Tema central desenvolvido;
-Apresentação do Robô Reciclável, incluindo a explanação da forma como fora confeccionado e materiais utilizados;
-Apresentação das características da Revolução Técnico-científica-informacional e sua relação com o produto apresentado;
-Exposição de uma inovação tecnológica.

APRENDER/ENSINAR GEOGRAFIA PODE TAMBÉM INSPIRAR CRIATIVIDADE E DESPERTAR INTERESSES AOS MAIS DIVERSOS!


quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Pinturas, bandeiras, apresentações orais e a Guerra Fria


MAKING OFF- CONFECÇÃO DAS BANDEIRAS (SOCIALISMO E CAPITALISMO) COM TINTA-GUACHE E PAPEL CANSON




APRESENTAÇÕES BASEADAS EM ROTEIRO ESPECÍFICO







Objetivos da Atividade realizada:
1-Fixação do conteúdo denominado "Guerra Fria";
2-Feed-back das aulas expositivas-dialogadas acerca da temática;
3-Observação de postura (dicção, desenvoltura, objetividade etc.), apresentação e organização guiada considerando o conteúdo estudado;
4-Conhecimento no que tange aos significados das bandeiras do Socialismo e Capitalismo;
5-Exposição das características gerais dos modelos socioeconômicos estudados.

 Materiais necessários:
*Tinta-guache (cores branco, vermelho, amarelo e azul);
*Um bloco de papel canson ou quaisquer tipo de papel no formato A4 m que a tinta-guache não vaze;
*Pinceis de pelo (um por dupla ou trio);
*Lápis;
*Textos com conteúdo e bandeira impressos.

Passo a passo:
*Exposição-dialogada com auxílio de vídeos e quadro magnético acerca da temática Guerra Fria;
*Divisão em duplas ou trios para confecção da bandeira e contato com material escrito acerca da temática proposta;
*Sorteio das duplas ou trios para apresentação, considerando o roteiro abaixo:
-Tema da apresentação;
-Modelo Socioeconômico estudado;
-Significado da bandeira;
-País-líder do Modelo Socioeconômico estudado no período da Guerra Fria;
-Características da Sociedade, Propriedade e Economia relacionado ao modelo socioeconômico escolhido.

Nota: Quando a temática trabalhada é bem desenvolvida em sala de aula com recursos diversos e motivadores, os estudantes concedem feedbacks incríveis!!!!



sábado, 20 de agosto de 2016

Uso do jogo Just Dance para conhecimento da Cultura Africana

Objetivos da atividade realizada:
*Utilizar a dança como recurso pra divertir e motivar quanto ao conhecimento da cultura africana;
*Relacionar a imagem observada no vídeo á paisagem/tipo de vegetação predominante no continente africano;
*Conhecer um pouco da cultura africana a partir de ritmo dançante que faça referência aos riquíssimos valores do continente em estudo.

Materiais:
*Data-show;
*Notebook;
*Caixa de som amplificada;
*Coreografia da música "Waka Waka"(Shakira) - utilizado como música-tema na Copa Mundo ocorrida na África do Sul (2010) - Disponível no Youtube para download;
*Microfone.

Passo a passo:
*Ligar os equipamentos;
*Fazer explicação prévia acerca da proposta do recurso aos alunos;
*Dançar com os alunos, motivando-os e explicando-lhes ao som da música, com utilização de microfone informações acerca da cultura africana.

"Diversão educativa" na certa!
O essencial ao profissional é se permitir!


Falando sobre FRONTEIRA utilizando fita adesiva colorida




A proposta da atividade acima versou sobre os seguintes objetivos:
*Entender o conceito de FRONTEIRA de maneira lúdica
*Conhecer as fronteiras brasileiras;
*Compreender os limites/confins de uma área fronteiriça.

 Materiais utilizados:
*Fita adesiva colorida de cores diversas (dois rolos grossos);
*Mapa do Brasil.

Passo a passo:
        1º: Foram chamados quatro alunos voluntariamente para que utilizando fita adesiva colorida fizessem no chão da sala de aula dois retângulos com partes iguais em que coubessem muitas pessoas;
      : Em seguida os alunos foram indagados sobre que relação as fitas adesivas e o espaço delimitado tinham em relação ao assunto estudado;
      3º: Por fim, objetivando a ideia de conhecer as limitações de uma área na prática, ao meu comando, os mesmos deveriam trocar de lugar conforme contagem rápida estabelecida,e nessa movimentação estabelecida nenhuma pessoa deveria ficar fora do espaço delimitado escolhido.

Pronto...objetivos atingidos!!!